Book reviews Portuguese

Resenha de livro: “The End of American World Order” por Amitav Acharya

CAPA

Revista Política Externa, Voluma 23, No.1

http://politicaexterna.com.br/2498/end-american-world-order-amitav-acharya/

Só porque (…) as potências emergentes se beneficiaram com a ordem internacional sob liderança americana, não significa que iriam deixá-la intacta e seguir o exemplo dos Estados Unidos.

Amitav Acharya escreveu recentemente no The Hindu que talvez a lição mais importante da crise da Criméia é que os EUA não podem mais cooptar potências emergentes para apoiar a sua própria visão e abordagem estratégica. O momento unipolar acabou, argumenta ele em The End of American World Order, o seu mais recente livro. Mas o que vem a seguir? Ao invés de um mundo multipolar, bipolar ou mundo “G-zero” (como Charles Kupchan argumentou em No one’s world), a ordem mundial emergente provavelmente não será nem bipolar nem multipolar. Em vez disso, estamos caminhando para uma “ordem mundial multiplex”.

A principal diferença entre a multipolaridade e a ordem multiplex, segundo o autor, é que a última é marcada por níveis de interdependência sem precedentes, bem mais complexo do que os níveis da Europa do início do século XX. A metáfora do cinema multiplex é interessante, mas não é imediatamente intuitiva, afinal, como exatamente o conteúdo de um filme em um grande cinema está relacionado ao outro?

O segundo grande argumento de Acharya é que a ordem global será mais descentralizada do que antes, fornecendo às potências regionais um maior alcance de abordagens locais e regionais. Isso soará como uma má notícia para muitos analistas políticos norte-americanos (e um tanto contraditória à sua afirmação anterior), mas o autor rejeita as previsões de pensadores realistas como Mearsheimer de que a multipolaridade será confusa e instável. Continue lendo aqui (login necessário).

Leia também:

Os EUA devem celebrar seu declínio?

A política externa de Aécio

Os benefícios do grupo BRICS para o Brasil

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS