Brazil Courses English Portuguese

Análise de risco político: como as empresas multinacionais decidem onde e como investir?

Political Risk Analysis

Curso semestral no primeiro semestre de 2016 (2 créditos). Quintas, 21h00-22h50.

Professores: Matias Spektor e Oliver Stuenkel

FGV

Este curso passa em revista os principais modelos de análise de risco político, uma das ferramentas com as quais grandes empresas multinacionais tomam decisões a respeito de onde e como investir seus recursos. Estudam-se os principais métodos para gerir a incerteza, avaliar o impacto econômico da geopolítica, a conexão entre política nacional e mercados de capitais, as causas da instabilidade política e o risco regulatório. Os alunos também aprenderão a elaborar análises pontuais em relatórios de risco.

Esta disciplina faz parte da programação acadêmica da Escola de Administração de Empresas em São Paulo (EAESP). Alunos da Fundação Getulio Vargas podem se inescrever via Aluno Online.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

– Aprofundar o domínio de conceitos e modelos chave de análise de risco político;
– Entender como obter informações que podem ser utilizadas para desenvolver modelos de risco político;
– Entender como as empresas multinacionais brasileiras decidem onde e como investir.

Para ementa completa, clique aqui.

Photo credit: The Economist

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS