Brazil Oral history Portuguese

Entrevista de História Oral com Clodoaldo Hugueney

 clodoaldo hugueney
Embaixador Clodoaldo Hugueney Filho

Entrevista de história oral realizada no contexto do projeto “O Brasil em Crises Internacionais”, desenvolvido pelo Centro de Relações internacionais do CPDOC com financiamento da presidência da FGV, entre junho de 2013 e maio de 2015. O projeto visa, a partir dos depoimentos cedidos, a formação de um banco de fontes orais.

Baixar entrevista na íntegra aqui.

Entrevistador(es): Oliver Stuenkel, Kelly de Souza Ferreira 

Outras entrevistas podem ser encontradas no acervo de história oral do CPDOC por meio do link http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/historia-oral.

Para citar a entrevista:

HUGUENEY, Clodoaldo. Entrevista concedida para o projeto “O Brasil em crises Internacionais”. CPDOC, São Paulo, 12 nov, 2014. Programa de História Oral. 

Duração: 2h 25min

Entrevista: 12/11/2014

Parte 1: Embaixada brasileira em Londres; China; Departamento de Ásia no Itamaraty; Divisão de China no Itamaraty; Divisão de Política Comercial do Itamaraty; aprendizado da língua chinesa; carreira no Itamaraty; Rodada Doha; visitas à China; ida à Genebra no ano de 2005; breve citação à embaixadora Vera Lúcia Barrouin Crivano Machado; ida para China; a relação com Celso Amorim e sua importância na embaixada em Genebra; trabalho e análise na Divisão da Europa; preparação dos diplomatas para a prova do Instituto Rio Branco; relações Brasil-China; Conselho de Segurança da ONU; desenvolvimento aeroespacial brasileiro; Embaixada brasileira na China; a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); criação e participação na Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) nos anos 2000; economia chinesa; pensamento chinês; política externa chinesa; comércio Brasil-China.

Parte 2: Olimpíadas na China; estudos da China; o encontro com o cientista político David Shambaugh; menção à criação do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (Ibrac); a importância de Amaury Banhos Porto de Oliveira para os estudos relacionados à China e à criação de centros de pesquisa sobre o assunto; universidades chinesas; relação EUA-China; relação Rússia-China; menção ao historiador americano Jonathan Spence; relação Brasil-China; interesses do Brasil na China; a Cosban na relação Brasil-China; diplomacia chinesa; negociações na China; menção à reunião do grupo BRICS (Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul) em 2010; visita de Hu Jintao ao Brasil; interesse da China pela América Latina; estudos sobre o Brasil na China; breve comentário acerca da centralidade do Ministério da República e Comércio Popular da China (MOFCOM) para as relações comerciais entre Brasil e China; chancelaria chinesa; governo Dilma Rousseff; viagens presidenciais à China; acordos Brasil-China; indústria brasileira; Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP); comércio Brasil-China; Ciência e Tecnologia; questões relacionadas ao desenvolvimento do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) desenvolvido em parceria com os chineses; o programa em nanotecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); criação do programa Labex em Pequim, China; relação Brasil-EUA; a parceria entre Sinopec e Petrobras; breve citação sobre a empresa de transmissão de energia elétrica State Grid.

Arquivo 3: O trabalho de tradução de poesias chinesas realizado por sua esposa; intercâmbio cultural; visto brasileiro para chineses; consulados brasileiros na China; a reforma do setor consular e a busca da melhora no sistema de atendimento aos turistas chineses que tinham como destino Brasil; ; diáspora chinesa; visita de Xi Jinping e outros políticos chineses ao Brasil; ida do então Ministro da Defesa brasileiro Nelson Jobim à China; cooperação militar Brasil-China; a criação e importância dos BRICS para a política externa chinesa; reunião do grupo G-20 em 2008; menção às negociações agrícolas na Organização Mundial do Comércio (OMC); o Banco dos BRICS como um instrumento chinês na política externa.

Leia também:

Entrevista de história oral com Bernardo Pericás

Entrevista de história oral com Francisco Rezek

Entrevista de história oral com Nelson Jobim

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS