Events Portuguese

Oficina de Métodos de Pesquisa em Pós-Graduação em São Paulo

SOBRE A OFICINA
O Centro de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas organiza Oficina de Métodos de Pesquisa em Pós-Graduação. A ser realizada no dia 28 de novembro de 2017, em São Paulo, a Oficina consiste em um seminário de um dia nos quais os participantes recebem treinamento especializado no uso de entrevistas em profundidade para identificar mecanismos causais e testar hipóteses em Ciência Política e Relações Internacionais.

O evento é desenhado especialmente para mestrandos e doutorandos. A Oficina dará prioridade ao diálogo entre Ciência Política e Relações Internacionais, enfatizando novos debates historiográficos e abordagens teóricas e metodológicas das humanidades. Os participantes também trabalharão em conjunto com os organizadores em uma série de exercícios analisando material do arquivo histórico e da coleção de história oral do CPDOC. Além disso, os participantes terão a oportunidade de elaborar um plano pessoal de entrevistas para a dissertação de mestrado, doutorado ou outro projeto acadêmico.

PROGRAMA
A oficina terá início às 9h e encerrará-se às 17h30 do dia 28 de novembro, contando com quatro seções, ministradas pelos professores James Cameron, Matias Spektor e Oliver Stuenkel. No botão abaixo está disponível o documento PDF com detalhes de todas as sessões. Clique aqui para baixar o programa.

CANDIDATURA
Os candidatos interessados devem enviar uma carta de intenção justificando como essa Oficina poderá contribuir com sua pesquisa de, no máximo, 500 palavras, além do link de seu CV (para aqueles matriculados em instituições de ensino no Brasil, o CV Lattes), para ri@fgv.br, até o dia 06 de novembro. Candidatos selecionados receberão uma lista de leituras antes da oficina.

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS