Portuguese

Perfil mediano e tedioso tornou Biden alvo complicado para Trump (Folha de São Paulo)

 Se é difícil encantar-se pelo democrata, também é quase impossível odiá-lo

Oliver Stuenkel
Professor de Relações Internacionais da FGV em São Paulo

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/10/perfil-mediano-e-tedioso-tornou-biden-alvo-complicado-para-trump.shtml

Tudo indica que Donald Trump será o primeiro presidente desde George Bush pai, em 1992, a não se reeleger. Uma vitória de Joe Biden teria repercussões profundas não só nas políticas doméstica e externa dos EUA, mas também nas dinâmicas internas de países ao redor do mundo.

Da mesma maneira que a ascensão de Trump inspirou populistas, a derrota para um centrista influenciará elites políticas no exterior e promoverá debates sobre as possíveis lições que uma vitória do democrata oferece sobre como sobrepujar líderes demagogos.

Ler matéria completa aqui

SOBRE

Oliver Stuenkel

Oliver Della Costa Stuenkel é analista político, autor, palestrante e professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Ele também é pesquisador no Carnegie Endowment em Washington DC e no Instituto de Política Pública Global (GPPi) ​​em Berlim, e colunista do Estadão e da revista Americas Quarterly. Sua pesquisa concentra-se na geopolítica, nas potências emergentes, na política latino-americana e no papel do Brasil no mundo. Ele é o autor de vários livros sobre política internacional, como The BRICS and the Future of Global Order (Lexington) e Post-Western World: How emerging powers are remaking world order (Polity). Ele atualmente escreve um livro sobre a competição tecnológica entre a China e os Estados Unidos.

LIVRO: O MUNDO PÓS-OCIDENTAL

O Mundo Pós-Ocidental
Agora disponível na Amazon e na Zahar.

COLUNAS